Congresso de Educação Sexual em Meio Escolar e Meio Institucional
Universidade do Minho, 26/27-Março-2015
APRESENTAÇÃO
No âmbito do Projeto CESMEMI, pertencente ao Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UM), e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, ao abrigo do Programa COMPETE (Ref.ª PTDC/CPE-CED/120404/2010, 12-15), vai realizar-se nos dias 26 e 27 de Março de 2015 o Congresso de Educação Sexual em Meio Escolar e Meio Institucional, sendo o primeiro dia dedicado à educação sexual em meio escolar e o segundo dia dedicado à educação sexual em meio institucional.
O evento conta com a presença de conferencistas de renome internacional e especialistas no domínio da sexualidade e educação sexual nos dois contextos educativos, provenientes de vários países além de Portugal, nomeadamente Espanha, França e Reino Unido.
Haverá sessões paralelas para apresentação de trabalhos propostos por investigadores e reservam-se algumas inscrições para a participação de outros profissionais interessados na temática da educação sexual, nomeadamente profissionais de saúde, sexólogos, psicólogos, sociólogos, técnicos de serviço social, entre outros.
OBJETIVO
A realização deste evento científico inclui-se nas atividades previstas do projeto CESMEMI e tem como objetivos apresentar resultados obtidos durante a investigação e divulgá-los por meio de publicações. Pretende ainda envolver os vários interessados na temática e constituir um momento de discussão, partilha de conhecimento e de formação para investigadores, professores, educadores e outros profissionais interessados, com vista à melhoria da práticas pedagógicas e socioprofissionais.
Links Úteis:
- LEGISLAÇÃO:
- Lei n.º 3/84
- Lei n.º 120/99
- Decreto-Lei n.º 259/2000
- Lei n.º 99/2001
- Lei n.º 60/2009
- Port. n.º 196-A/2010
- ORGANISMOS:
- Convenção dos Direitos da Criança
- Research Inventory for Child Health in Europe
- International Planned Parenthood Federation (IPPF)
- Direção Geral de Saúde (DGS)
- Associação para o Planeamento da Família (APF)
- WHO (Organização Mundial de Saúde)
- UNESCO
Âmbito do Projeto CESMEMI
O projeto Desenvolvimento de Competências para a Saúde e a Sexualidade Saudável a partir da Identificação de Necessidades em Meio Escolar e Meio Institucional é um projeto de investigação científica integrado no Centro de Investigação em Estudos da Criança, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, e financiado pelo programa COMPETE e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (referência PTDC/CPE-CED/120404/2010). Tem a duração de 3 anos, com início em Abril de 2012.
O projeto surge no decurso de investigação em educação para a saúde e sexualidade saudável que tem vindo a ser realizada por membros da equipa e constitui uma oportunidade para dar respostas consistentes a solicitações de escolas e de instituições de acolhimento de crianças e jovens em risco, tanto em termos de formação de professores e educadores, como de intervenção adequada às fases de desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Problemas da Investigação, Objetivos Gerais e Metodologia
-
Os principais problemas de investigação são: persistência de obstáculos à implementação da educação sexual por parte dos profissionais de educação; emergência de comportamentos sexuais de crianças e jovens que podem comprometer a vivência de uma sexualidade saudável, livre e responsável.
-
São objetivos gerais do projeto proceder a um levantamento de necessidades e interesses de crianças e jovens de acordo com a sua faixa etária e nos dois contextos educativos e a um levantamento de necessidades de desenvolvimento profissional de professores e educadores de vários níveis de ensino e dos dois contextos educativos; promover a saúde sexual e a educação para a sexualidade em meio escolar e em meio institucional através da implementação de um programa de intervenção.
-
Considerando que a educação sexual constitui uma via para reduzir os problemas de saúde sexual dos jovens, do mesmo modo que é uma importante dimensão individual de saúde, o projeto procura dar resposta ao problema da investigação, partindo dos pressupostos teóricos dos modelos de promoção da saúde e da metodologia de investigação-ação, os quais têm em comum um ciclo que consiste em partir da identificação de necessidades, planear a intervenção ou ação e proceder à sua avaliação.
Instituições envolvidas
A instituição proponente e de acolhimento do projeto de investigação é a Universidade do Minho (UMINHO), tendo como instituição participante a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
- Universidade do Minho
- Universidde de Trás-os-Montes e Alto Douro


Entre as várias instituições envolvidas existe um protocolo de colaboração.
Financiado com fundos estruturais da UE e do MCTES:





O projeto CESMEMI envolve a participação das seguintes escolas e instituições de acolhimento de crianças e jovens:
- Escola Sá de Miranda - Braga
- Escola Francisco Sanches - Braga
- Fundação Bonfim - Braga
- Oficina de São José - Braga
- Colégio São Caetano - Braga
- IMA (Instituto Monsenhor Airosa) - Braga
- Lar D. Pedro V - Braga
- Casa dos Rapazes - Viana do Castelo
- Lar Santa Teresa - Viana do Castelo
- Lar Cerqueira Gomes - Arcos de Valdevez